O Diário de Anne Frank - edição definitiva por Otto H. Frank e Mirjam Pressler



Acho que nunca me sentirei à vontade nesta casa, mas isso não significa que eu a odeie.

Você sabe, é o silêncio que me deixa tão nervosa nos fins de tarde e à noite...

Eu não me adapto a eles, e senti isso claramente nas últimas semanas. Eles são muito sentimentais juntos, mas prefiro ser sentimental sozinha.

No futuro vou dedicar menos tempo ao sentimentalismo e mais tempo à realidade.

Margot é uma moça, e as moças são sempre mais maduras do que os rapazes.

Depois de três dias de olhares mal-encarados e silêncio teimoso, tudo voltou ao normal.

Eu simplesmente deixo as palavras saírem de minha boca.

Todo dia acontece alguma coisa, mas estou cansada e com preguiça demais para escrever tudo.

Eu disse que ele costuma me dar tapinhas na bochecha, e eu não gosto disso. Eles me perguntaram, com um jeito tipicamente adulto, se eu nem mesmo poderia aprender a amar.

Hoje, mamãe e eu tivemos uma discussão, digamos assim, mas a parte chata foi que eu caí no choro.

...mas não acho que construir castelos de areia no ar seja uma coisa tão terrível, desde que você não leve isso muito a sério.

...mas eu pareço ser destinada ao fracasso.

De qualquer modo, vamos esperar que ela pare de falar de mim.

...acho estranho os adultos discutirem tão facilmente e com tanta frequência sobre coisas tão mesquinhas.

As coisas eram diferentes quando eu estava crescendo.

Aprendi uma coisa: você só conhece ema pessoa depois de uma briga. Só então é possível julgar o seu caráter!

Hoje, só tenho notícias tristes e deprimentes.

Acreditamos que a maioria está sendo assassinada.

Mas esse não é o fim das minhas lamentações.

Excelente espécimes da humanidade, esses alemães, e pensar que na verdade sou um deles!

Nossa! Ainda bem que tudo deu certo, pelo menos dessa vez.

É assim que as coisas deveriam ser. Com certeza é a estrada para o sucesso.

...para ser honesta, não estou exatamente maravilhada por um estranho usar minhas coisas, mas precisamos fazer sacrifícios por uma boa causa, e estou feliz por poder colaborar.

...se pudermos salvar pelo menos um de nossos amigos, o resto não importa.

Sinto-me má ao dormir numa cama quente, enquanto em algum lugar meus melhores amigos estão caindo de exaustão ou sendo derrubados.

Não importa o que eu esteja fazendo, não consigo deixar de pensar nos que se foram.

Depois durmo com a sensação estranha de que quero ser diferente do que sou, ou de que sou diferente do que quero ser, ou talvez de me comportar diferente do que sou ou do que quero ser.

Nossos pensamentos mudam tão pouco quanto nós.

Eu poderia passar horas contando a você o sofrimento trazido pela guerra, mas só ficaria ainda mais infeliz.

Talvez algum dia eu trate os outros com o mesmo desprezo com que me tratam.

Para ser honesta, esses assuntos não me interessam muito.

Esse é um relatório exato do abominável show de marionetes transmitido pelo rádio.

Vi a tristeza em seu rosto quando ela falou em não poder fazer com que eu a amasse.

Quando penso em nossas vidas aqui, geralmente chego à conclusão de que vivemos num paraíso...

A expectativa e a esperança geram tensão, assim como o medo...

Você não acha que de vez em quando deveriam ter pena de mim?

As pessoas comuns não sabem quanto os livros significam para alguém escondido.

É melhor correr se quiser pegar um marido ou se apaixonar, já que tudo deve ser uma decepção para você.

Não acho que minhas opiniões sejam idiotas, mas as outras pessoas acham; por isso, é melhor guardá-las comigo.

Todo mundo anda apavorado com o grande terror conhecido como inverno.

Mas eu ia falando sobre a falta de dinheiro.

Para dizer a verdade, às vezes me esqueço de com quem estamos de bem e com quem estamos de mal.

A única maneira de afastar o pensamento é estudar, e ultimamente estou estudando muito.

Meus nervos costumam me dominar, principalmente aos domingos; é que quando me sinto péssima.

Lá fora não se ouve um pássaro, e um silêncio mortal e opressivo paira sobre a casa e se gruda em mim, como se fosse me arrastar para as regiões mais profundas dos abismos subterrâneos.

Eu não estava ofendida nem chateada, mas simplesmente triste.

Mas eu também tenho o direito de ser levada a sério.

Será que existem pais que façam os filhos plenamente felizes?

Estou sempre precisando de consolo, costumo me sentir fraca e com frequência deixo de atender às minhas expectativas.

Não me condene, mas pense em mim como uma pessoa que às vezes chega a ponto de explodir!

Tive um consolo, por pequeno que fosse: minha caneta-tinteiro foi cremada, como eu gostaria de ser um dia!

Mas os sentimentos não podem ser ignorados, não importa que pareçam injustos ou ingratos.

Não sei, e não poderia falar disso com ninguém, porque tenho certeza de que começariam a chorar. Chorar pode trazer alívio, desde que você não chore sozinha.

A gente pode estar sozinha mesmo quando é amada por muitas pessoas, quando não é o "único amor" de ninguém.

Dá para chorar ao pensar no sofrimento das pessoas das quais a gente gosta; na verdade, daria para chorar o dia inteiro.

Eu me escondi dentro de mim, pensei somente em mim e tranquilamente escrevi no diário sobre toda a minha alegria, o meu sarcasmo e a minha tristeza.

Não foi um período muito feliz para nenhuma de nós, mas pelo menos está terminando.

Amo você, com um amor tão grande que simplesmente não pode continuar crescendo no coração, precisa saltar para fora e se revelar em toda magnitude.

Gostaria de lhe poupar essa tristeza, sobretudo porque sei que tudo vai continuar igual.

E, na verdade, só quero ser uma adolescente!

Você pode me dizer por que as pessoas se esforçam tanto para esconder seu eu verdadeiro?

Cheguei a ponto de nem me importar se vivo ou se morro.

Num minuto desejo paz e silêncio, e no outro quero um pouco de diversão.

Ela o ama mais do que qualquer pessoa, e é difícil ver esse tipo de amor não ser correspondido.

Na verdade , eles não queriam falar um com o outro nunca mais.

Ainda fico feliz ao pensar naquelas palavras e naquele olhar!

Talvez eu só tenha imaginado que comigo era uma coisa especial.

Respiramos o ar, olhamos para fora e nós dois sentimos que o encanto não deveria ser quebrado com palavras.

Enquanto isso existir - e deve existir para sempre -, sei que haverá consolo para toda tristeza, em qualquer circunstância. Acredito firmemente que a natureza pode trazer conforto a todos que sofrem.

Parece um pesadelo que continua durante muito tempo depois que acordo.

Ah, ele me olha com tanto calor nos olhos! Não acho que falte muito para eu me apaixonar.

Eu era isto: uma tremenda namoradeira, charmosa e animada.

Uma pessoa feliz tornará as outras felizes; uma pessoa com coragem e fé nunca morrerá na desgraça!

A melhor coisa é poder escrever todos os meus pensamentos e sentimentos; do contrário, iria me sufocar.

Foi maravilhoso. Ele deve ter passado a me amar como uma amiga, e por enquanto isso basta.

...porque para mim é mais fácil dizer no papel o que desejo do que cara a cara.

A gente não faz ideia de como mudou até que a mudança já tenha acontecido.

Às vezes sei qual é o meu lugar, e outras vezes tenho dúvida, mas acabarei chegando aonde quero!

Nasci feliz, adoro as pessoas, tenho uma natureza estável, e gostaria que todo mundo também fosse feliz.

Ainda bem que estou acostumada a esconder meus sentimentos; por isso, consigo não mostrar como sou louca por ele.

Minha vida aqui ficou melhor, muito melhor. Deus não me abandonou, e nunca abandonará.

Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a da maioria das pessoas.

E vou em frente, com o espírito renovado. Tudo vai dar certo, porque estou decidida a escrever!

...porque as músicas lindas me abalam as profundezas da alma.

Nenhum de nós jamais enfrentara um perigo como aquele.

Devemos colocar os sentimentos de lado; devemos ser corajosos e fortes, suportar o desconforto sem reclamar, fazer o máximo possível e confiar em Deus.

Quem sabe, talvez nossa religião ensino ao mundo e às pessoas o que é a bondade, e talvez esse seja o único motivo de nosso sofrimento.

É tão calmo e seguro ficar em seus braços e sonhar, é tão emocionante sentir seu rosto encostado no meu, é tão maravilhoso saber que há alguém esperando por mim!

Dividir os pensamentos com outra pessoa exige muita confiança, mas nós ficamos mais fortes com isso!

Qualquer pessoa que, de propósito, cause tamanha dor a outra diz amar é digna de desprezo, a mais baixa das mais baixas criaturas!

O mundo é um hospício!

Ele fica feliz só de saber que alguém o ama.

Sempre nos disseram que estamos lutando pela liberdade, pela verdade e pela justiça!

Aquele vazio, aquele vazio enorme, está sempre presente.

Mas, hoje, a pergunta não quer se afastar de meu pensamento; pelo contrário, todo o medo que já senti paira na minha frente com o seu horror.

Ainda amamos a vida, ainda não esquecemos a voz da natureza e continuamos com esperança de... tudo.

Teremos de ser bravos para suportar os medos, as dificuldades e os sofrimentos ainda por vir.

Seu afeto cresce dia a dia, mas alguma força misteriosa nos puxa para trás, e não sei o que é.

Olhar o céu, as nuvens, a lua e as estrelas realmente faz com que me sinta calma e esperançosa.

Ainda bem que a educação, o trabalho e o progresso abriram os olhos das mulheres.

Não pode ser verdade que as pessoas se sintam tentadas pela felicidade... e pelo dinheiro.

Quem é religioso deve se alegrar, porque nem todo mundo é abençoado com a capacidade de acreditar numa ordem superior.

Para mim, é praticamente impossível construir a vida sobre um alicerce de caos, sofrimento e morte.

Sei exatamente como gostaria de ser, como sou... por dentro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ana Terra" da obra de Erico Verissimo

Plano de Aula - Seres autotróficos e heterotróficos. - Cadeia e teia alimentar.

"Um Certo Capitão Rodrigo" da obra de Erico Veríssimo