Plano de Aula - Seres autotróficos e heterotróficos. - Cadeia e teia alimentar.


Disciplina: Ciências
Ano: 6º
6 períodos/aula

Objetivos:
Objetivo geral: - Apontar as diferenças entre os seres autótrofos dos heterótrofos. – Avaliar a relação dos seres autotróficos e heterotróficos na cadeia e teia alimentar.
Objetivos específicos: - Demonstrar a diferença de alimentação dos seres por meio de atividade. – Auxiliar na montagem de uma cadeia alimentar por meio de modelo didático e construir uma teia alimentar - Traçar a relação dos seres em cadeias e teias alimentares de acordo com seu tipo de alimentação.
Conteúdo: - Seres autotróficos e heterotróficos.
- Cadeia e teia alimentar.
Desenvolvimento do tema: A primeira aula será teórico expositiva, abordando os conceitos e exemplificando seres autotróficos e heterotróficos. Na segunda aula serão abordados os temas cadeias e teias alimentares, as definições dos conteúdos serão abordadas no quadro. Para melhor compreensão da relação dos seres vivos em cadeias alimentares na segunda aula será completado junto dos educandos modelo didático em formato piramidal, já para a compreensão de teia alimentar será realizado outro modelo didático com auxilio e interpretação dos alunos.

Recursos didáticos: quadro, canetão, modelos didáticos.
Avaliação: Diagnóstica no início da aula para detectar o conhecimento prévio dos educandos sobre os conteúdos que serão abordados, interação e participação na construção do conhecimento a partir dos modelos didáticos.
- atividades: serão realizadas a partir da exposição e construção dos modelos didáticos que se referem a teias e cadeias alimentares.
- critérios adotados para correção das atividades. Participação da montagem dos modelos didáticos.
Bibliografia: SANTOS, M.V.; Organismos autotróficos e heterotróficos, disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/organismos-autotroficos-heterotroficos.htm> acesso em 26 mar 2017.
PEREIRA, A.M; SANTANA, M.; WALDHELM, M.; Projeto Apoema ciências, 2 e.d., São Paulo, Editora do Brasil, 2015.

Anexo: conteúdo explicativo
ETAPA 1: Seres autotróficos e heterotróficos.
Do que os seres vivos precisam para sobreviver, além dos fatores não-vivos? Alimento. Mas como os seres vivos obtêm alimento? Nós humanos plantamos e colhemos ou compramos no supermercado, mas e as plantas? Através da fotossíntese. Então vamos diferenciar os seres vivos de acordo com a forma que se alimentam:
- AUTOTRÓFICOS: são aqueles seres capazes de produzir o próprio alimento. Estes seres produzem seu alimento a partir de algumas reações químicas que transformam água, sais minerais, gás carbônico e luminosidade em glicose. Alguns desses seres vivos são as plantas, algas e algumas bactérias, estes organismos realizam a fotossíntese para obtenção de energia.
àFotossíntese = gás carbônico + água à (luz solar) à glicose (açúcar) + oxigênio
Qual a importância dos seres autotróficos para a manutenção dos ecossistemas? A liberação de oxigênio na atmosfera, permitindo a respiração de outros seres.
- HETEROTRÓFICOS: são aqueles seres não capazes de produzir seu alimento, ou seja, precisam ir em busca do seu alimento. Estes seres consomem matéria orgânica encontrada no ambiente. São os animais, fungos e algumas bactérias. O modo como os seres vivos obtém alimento no ambiente é variado.
à Mas fungos são seres “fixos” como as plantas, então como vão ir em busca do alimento? Os fungos são decompositores de matéria orgânica disponível no ambiente, como por exemplo troncos de árvores podres, transformando a matéria orgânica em inorgânica que será utilizado pelas plantas.
Autotróficos à heterotróficos à decompositores

ETAPA 2: Cadeia e Teia alimentar
É uma sequência de alimentação entre os organismos, onde cada organismo transmite uma quantidade de energia por meio da alimentação. Pode ser demonstrado pelo termo “Cadeia alimentar”, onde é visualizado apenas uma sequência, ou pode ser denominada de “Teia alimentar” onde podemos ver várias cadeias alimentares interligadas. Em ambas as representações o fluxo de energia é representado por flechas, que indicam de onde vem a energia e para onde ela vai.
Cada etapa de uma cadeia alimentar é denominado de NÍVEL TRÓFICO, cada nível é representado por um organismo de acordo com a quantidade de energia que recebem e transmitem. Os organismos são denominados da seguinte forma:
- PRODUTORES: são os organismos presentes no primeiro nível trófico da cadeia alimentar. São os seres autotróficos (plantas, algas e algumas bactérias).
- CONSUMIDORES: são os organismos que ocupam os demais níveis tróficos, de acordo com o que comem e a quantidade de energia que recebem.
àCONSUMIDORES PRIMÁRIOS: se alimentam do produtor.
àCONSUMIDORES SECUNDÁRIOS: se alimentam do consumidor primário,
àCONSUMIDORES TERCIÁRIOS: se alimentam do consumidor secundário, e assim sucessivamente
- TEIA ALIMENTAR: é uma representação esquemática da relação dos seres vivos na obtenção de alimento entre várias cadeias alimentares. Como podemos ver na imagem

Dentro de uma teia ou cadeia alimentar os organismos podem ser classificados de acordo com o que comem, como:
- HERBÍVOROS: seres que se alimentam de plantas, consumidores primários. Ex: coelhos, cavalos, gafanhotos.
- CARNÍVOROS: animais que se alimentam de outros animais, consumidores secundários. Ex: aranhas, cobras.
- ONÍVOROS: são os seres que se alimentam tanto de plantas quanto de outros animais, que podem estar em qualquer nível trófico a partir de consumidores primários. Ex: humanos, ursos, gambás.
- DECOMPOSITORES: podem estar em qualquer nível trófico, são os seres que irão transformar a matéria orgânica em inorgânica. Ex: fungos e bactérias.

O modelo didático que será utilizado durante a explicação do conteúdo será semelhante ao da Figura 1
Para fixação do conteúdo sobre teias alimentares será utilizado modelo didático interativo, onde cada aluno será contemplado com um organismo dos diferentes níveis tróficos, os organismos serão confeccionados com figuras da internet coladas em rolos de papelão. Cada aluno receberá um organismo, aqueles que estiverem com os seres produtores receberão um pedaço de corda, cada organismo receberá um pedaço de corda. Será como um jogo de Pega-Pega, onde apenas os produtores ficarão parados no centro da sala, todos os demais ficarão caminhando ao redor, e como nas interações de herbivoria e predação os alunos deverão entregar a ponta de suas cordas para um dos demais colegas. Quando todos estiverem interligados a professora irá verificar se os educandos montaram a teia corretamente e se caso houver algum erro deverá ser corrigido. Assim como mostra a Figura 2.
Folhinha de atividade





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