Plano de Aula Revisão dos conceitos sobre ecologia. - Interações ecológicas


Disciplina: Ciências
Ano: 6º
2 períodos/aula



Objetivos
Objetivo geral: Retomar os conceitos relacionados à ecologia e principais interações ecológicas; Avaliar a compreensão dos termos. 
Objetivos específicos: - Compreender os termos ecológicos; - Destacar a relação dos seres vivos com o ambiente; - Apontar os conceitos relacionados ao ambiente; - Diferenciar as relações ecológicas.
Conteúdo: Níveis de organização ecológica – Organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

Relações entre seres vivos – Interações ecológicas.

Recursos didáticos: quadro, canetão, folhinha de atividades e texto.

. Avaliação: A avaliação será do tipo diagnóstica, com perguntas aos alunos sobre o tema ecologia e todos os demais conceitos envolvidos e posterior explicação do conteúdo, seguida de uma avaliação formativa que compreende ao mapa conceitual, texto para leitura e pesquisa sobre o texto. Também será realizado questões no quadro.
- atividades: após a exposição dos conceitos ecológicos como forma de revisão do conteúdo será aplicado uma folhinha com mapa conceitual que deverá ser realizado em aula e posterior ao conteúdo sobre interações ecológicas e interpretação de texto. As questões referentes às interações ecológicas serão passadas no quadro e corrigidas coletivamente.
- critérios adotados para correção das atividades: para o mapa conceitual será avaliado a consistência da ideia de compreensão dos termos. Para o texto sobre interações, será avaliado a leitura e interpretação do mesmo, e pesquisa relacionada ao parasita que acomete o personagem da história (identificar qual é o parasita, formas de contaminação, formas de prevenção e tratamento). Avaliar o grau de conhecimento obtido pelos educandos durante a exposição dos conteúdos referentes a interações ecológicas através das questões, os alunos deverão responder no caderno e a correção será realizada individualmente durante a realização da atividade e posterior correção no quadro.

Bibliografia: BARROS, C; PAULINO, W. Ciências, 6e.d., São Paulo, Editora Ática, 2015. Disponível em <https://issuu.com/somoseducacao/docs/ciencias_barros_6___ano_final.unida_3a4a659e04731e> acesso em 18 mar 2017.
PEREIRA, A.M; SANTANA, M.; WALDHELM, M.; Projeto Apoema ciências, 2 e.d., São Paulo, Editora do Brasil, 2015.
SILVA, N.M.; ANDRADE, S.M.; Ciências: 5º ano ensino fundamental, 1 e.d., Belo Horizonte, Rede Católica de Educação, 2008.
Site SLIDE PLAYER, Ciências Ensino Fundamental, 8º ano, A importância da higiene para a promoção da qualidade de vida, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Disponível em <http://slideplayer.com.br/slide/10059378/> acesso em 26 mar 2017.


Anexo: conteúdo explicativo

ETAPA 1: REVISÃO DOS CONCEITOS ECOLÓGICOS
Vamos retomar alguns conceitos sobre ecologia que vocês já viram nas aulas anteriores:
- ECOLOGIA: é o estudo do ambiente
à O ambiente é formado por fatores vivos (seres vivos) e fatores não vivos (abióticos = ar, vento, umidade, temperatura)
- ORGANISMO: é um único indivíduo.
- POPULAÇÃO: conjunto de organismos da mesma espécie.
- COMUNIDADE: várias populações no mesmo ambiente.
- ECOSSISTEMAS: conjunto de comunidades e fatores não-vivos.
- BIOSFERA: conjunto de todos os ecossistemas.
à Os ecossistemas formam os biomas terrestres. Quais são os Biomas que encontramos no Brasil? AMAZÔNIA, CAATINGA, CERRADO, MATA ATLÂNTICA, PANTANAL E PAMPA.
- HABITAT: é o lugar onde um indivíduo mora (endereço).
- NICHO: é tudo aquilo que o indivíduo faz no hábitat (modo de vida).

Mapa conceitual, os termos deverão ser recortados e colados no espaço que os correspondem, e posterior a atividade deverá ser colada no caderno.



 ETAPA 2: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS

O que é relação ecológica? Os seres se relacionam com o ambiente e com os outros seres para manter o equilíbrio dos ecossistemas. As relações podem ser diferenciadas de dois tipos:
- RELAÇÕES INTRAESPECIFCAS: ocorre entre seres da mesma espécie.
- RELAÇÕES INTERESPECIFICAS: ocorre entre seres de espécies diferentes.
Essas relações podem ser de vários tipos, tais como:
- COLÔNIAS: seres da mesma espécie que vivem agrupados e interagem entre si, um organismo vai colaborar com outro. Ex: corais marinhos.
- SOCIEDADE: ocorre entre organismos da mesma espécie, onde cada organismo depende do trabalho do outro, o trabalho é dividido e cada ser tem uma função especifica (“profissão”), todos saem beneficiados. Ex: formigas, abelhas, cupins, etc.
- MUTUALISMO: ocorre entre organismos de espécies diferentes, onde um organismo depende do trabalho do outro para sobreviver, ambos saem beneficiados. Ex: bactérias que vivem no intestino de bois, responsáveis por ajudar na digestão do pasto.
- COMPETIÇÃO: pode ocorrer entre organismos da mesma espécie ou entre organismos de espécies diferentes, é uma relação de desvantagem para um dos organismos, ou seja, só um organismo é beneficiado. Ex: bois e cavalos que usam o mesmo pasto.
- PREDAÇÃO: ocorre entre organismos de espécies diferentes, onde um dos seres sai perdendo (presa) e o outro sai ganhando (predador), essa interação tem papel fundamental nos ecossistemas. Ex: cobras e ratos
- PARASITISMO: ocorre entre dois organismos diferentes, onde um se beneficia do outro para obter abrigo e alimento. Um organismo perde e o outro ganha. Ex: cachorro e pulga.

Texto para leitura e interpretação, após os educandos deverão realizar uma pesquisa referente a doença apresentada pelo personagem Jeca Tatu, identificando na pesquisa o parasita causador da doença, prevenção, formas de contaminação e tratamento.
Fonte: Site SlidePlayer, 2017.




Questões aplicadas em aula para memorização dos termos sobre relações ecológicas
1)      Dê dois exemplos de relações intraespecífica e interespecífica.
2)      Qual é a organização de uma sociedade?
3)      Qual é a vantagem e a desvantagem de uma competição?
4)      Em predação quais os termos utilizados para identificar os organismos?
      5)Para que servem as relações ecológicas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ana Terra" da obra de Erico Verissimo

"Um Certo Capitão Rodrigo" da obra de Erico Veríssimo

Plano de Aula - Seres autotróficos e heterotróficos. - Cadeia e teia alimentar.