Plano de Aula Revisão dos conceitos sobre ecologia. - Interações ecológicas
Disciplina: Ciências
Ano: 6º
2 períodos/aula
Objetivos
Objetivo geral: Retomar
os conceitos relacionados à ecologia e principais interações ecológicas;
Avaliar a compreensão dos termos.
Objetivos
específicos: - Compreender os termos ecológicos; - Destacar a relação dos
seres vivos com o ambiente; - Apontar os conceitos relacionados ao ambiente; -
Diferenciar as relações ecológicas.
Conteúdo: Níveis de organização ecológica –
Organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
Relações entre seres vivos –
Interações ecológicas.
Recursos didáticos: quadro,
canetão, folhinha de atividades e texto.
. Avaliação: A avaliação
será do tipo diagnóstica, com perguntas aos alunos sobre o tema ecologia e
todos os demais conceitos envolvidos e posterior explicação do conteúdo,
seguida de uma avaliação formativa que compreende ao mapa conceitual, texto
para leitura e pesquisa sobre o texto. Também será realizado questões no
quadro.
- atividades: após
a exposição dos conceitos ecológicos como forma de revisão do conteúdo será
aplicado uma folhinha com mapa conceitual que deverá ser realizado em aula e
posterior ao conteúdo sobre interações ecológicas e interpretação de texto. As
questões referentes às interações ecológicas serão passadas no quadro e
corrigidas coletivamente.
- critérios adotados para
correção das atividades: para
o mapa conceitual será avaliado a consistência da ideia de compreensão dos
termos. Para o texto sobre interações, será avaliado a leitura e interpretação
do mesmo, e pesquisa relacionada ao parasita que acomete o personagem da
história (identificar qual é o parasita, formas de contaminação, formas de
prevenção e tratamento). Avaliar o grau de conhecimento obtido pelos educandos
durante a exposição dos conteúdos referentes a interações ecológicas através
das questões, os alunos deverão responder no caderno e a correção será
realizada individualmente durante a realização da atividade e posterior
correção no quadro.
Bibliografia: BARROS, C; PAULINO,
W. Ciências, 6e.d., São Paulo, Editora Ática, 2015. Disponível em
<https://issuu.com/somoseducacao/docs/ciencias_barros_6___ano_final.unida_3a4a659e04731e>
acesso em 18 mar 2017.
PEREIRA, A.M; SANTANA, M.; WALDHELM, M.; Projeto
Apoema ciências, 2 e.d., São Paulo, Editora do Brasil, 2015.
SILVA, N.M.; ANDRADE, S.M.; Ciências: 5º
ano ensino fundamental, 1 e.d., Belo Horizonte, Rede Católica de Educação,
2008.
Site SLIDE PLAYER, Ciências Ensino
Fundamental, 8º ano, A importância da higiene para a promoção da qualidade de
vida, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Disponível em <http://slideplayer.com.br/slide/10059378/>
acesso em 26 mar 2017.
Anexo: conteúdo explicativo
ETAPA 1: REVISÃO DOS CONCEITOS ECOLÓGICOS
Vamos retomar alguns conceitos sobre ecologia que vocês já viram nas
aulas anteriores:
- ECOLOGIA: é o estudo do ambiente
à
O ambiente é formado por fatores vivos (seres vivos) e fatores não vivos
(abióticos = ar, vento, umidade, temperatura)
- ORGANISMO: é um único
indivíduo.
- POPULAÇÃO: conjunto de organismos da mesma espécie.
- COMUNIDADE: várias populações no mesmo ambiente.
- ECOSSISTEMAS: conjunto de comunidades e fatores
não-vivos.
- BIOSFERA: conjunto de todos os ecossistemas.
à
Os ecossistemas formam os biomas terrestres. Quais são os Biomas que
encontramos no Brasil? AMAZÔNIA, CAATINGA, CERRADO, MATA ATLÂNTICA, PANTANAL E
PAMPA.
- HABITAT: é o lugar onde um indivíduo mora
(endereço).
- NICHO: é tudo aquilo que o indivíduo faz no hábitat
(modo de vida).
Mapa conceitual,
os termos deverão ser recortados e colados no espaço que os correspondem, e
posterior a atividade deverá ser colada no caderno.
ETAPA 2: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
O que é relação ecológica? Os seres se relacionam com
o ambiente e com os outros seres para manter o equilíbrio dos ecossistemas. As
relações podem ser diferenciadas de dois tipos:
- RELAÇÕES INTRAESPECIFCAS: ocorre entre seres da mesma espécie.
- RELAÇÕES INTERESPECIFICAS: ocorre entre seres de espécies diferentes.
Essas relações podem ser de vários tipos, tais como:
- COLÔNIAS: seres da mesma espécie que vivem agrupados e interagem entre si, um
organismo vai colaborar com outro. Ex: corais marinhos.
- SOCIEDADE: ocorre entre organismos da mesma espécie, onde cada organismo depende do
trabalho do outro, o trabalho é dividido e cada ser tem uma função especifica
(“profissão”), todos saem beneficiados. Ex: formigas, abelhas, cupins, etc.
- MUTUALISMO: ocorre entre organismos de espécies diferentes, onde um organismo depende
do trabalho do outro para sobreviver, ambos saem beneficiados. Ex: bactérias
que vivem no intestino de bois, responsáveis por ajudar na digestão do pasto.
- COMPETIÇÃO: pode ocorrer entre organismos da mesma espécie ou entre organismos de
espécies diferentes, é uma relação de desvantagem para um dos organismos, ou
seja, só um organismo é beneficiado. Ex: bois e cavalos que usam o mesmo pasto.
- PREDAÇÃO: ocorre entre organismos de espécies diferentes, onde um dos seres sai
perdendo (presa) e o outro sai ganhando (predador), essa interação tem papel
fundamental nos ecossistemas. Ex: cobras e ratos
- PARASITISMO: ocorre entre dois organismos diferentes, onde um se
beneficia do outro para obter abrigo e alimento. Um organismo perde e o outro
ganha. Ex: cachorro e pulga.
Texto para leitura e interpretação, após os educandos
deverão realizar uma pesquisa referente a doença apresentada pelo personagem
Jeca Tatu, identificando na pesquisa o parasita causador da doença, prevenção,
formas de contaminação e tratamento.
Fonte:
Site SlidePlayer, 2017.
Questões aplicadas em aula para
memorização dos termos sobre relações ecológicas
1)
Dê dois exemplos de relações intraespecífica e
interespecífica.
2)
Qual é a organização de uma sociedade?
3)
Qual é a vantagem e a desvantagem de uma competição?
4)
Em predação quais os termos utilizados para identificar
os organismos?
5)Para que servem as relações ecológicas?
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