O Tempo e o Vento


Sobre a minissérie "O Tempo e o Vento" apresentada ontem (01/01/14), pela Rede Globo, não tem muito o que falar.
Li no site da Rede Globo (http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/noticia/2014/01/epico-que-me-da-muito-orgulho-diz-monjardim-sobre-o-tempo-e-o-vento.html) que as cenas da minissérie, ao contrário do que eu pensava, não são totalmente idênticas as do filme.
Eu pensei que assistindo a minissérie estaria vendo o filme, mas não.
Portanto ainda quero ver esse filme.
Mas o que eu assisti ontem a noite, foi simplesmente maravilhoso.
A obra está praticamente idêntica ao livro, se fossem acrescentados alguns pequenos detalhes acho que ficaria ainda mais grandioso esse trabalho.
Como por exemplo, o outro irmão de Ana Terra, a esposa de um de seus irmãos a Eulália e sua filha ainda bebe quando os castelhanos invadem a casa deles. 
Esses foram detalhes que senti falta, porque Ana Terra não passa por tudo aquilo sozinha, ela tem além de Pedrinho a cunhada e a sobrinha.
Já que a minissérie e, creio que o filme também, foram tão parecidos com o livro esses detalhes só fortaleceriam a beleza dessa obra.
Não se tem muito o que falar, muito menos criticar.
Só quem leu pode sentir a emoção de assistir.
Confesso que não li todos os livros, li apenas "O Continente" vol. 1 e 2, mas sim quero e vou ler os demais livros. Mas com a leitura desses dois livros consigo entender perfeitamente as cenas transmitidas durante a minissérie.
Essa obra foi tão bem escrita, que quando a gente ta lendo até chegamos a esquecer que é uma história de ficção. Parece que Santa Fé existiu de verdade e toda aquela gente também.
Todos reclamam da Rede Globo, pela maneira como influencia a mente das pessoas, mas é preciso admitir que em relação a novelas e minisséries é a melhor. E sou grata por estar me proporcionando a oportunidade de assistir a essa obra maravilhosa, já que assistir no cinema não posso.
Cléo Pires será sempre Ana Terra.
Thiago Lacerda será, por essa geração, eternizado como Capitão Rodrigo Cambará.
Marjorie Estiano e Fernanda Montenegro serão eternamente Bibiana Terra. 
Esse meu Rio Grande é lindo mesmo.
E vamos aguardar então os próximos dois capítulos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ana Terra" da obra de Erico Verissimo

"Um Certo Capitão Rodrigo" da obra de Erico Veríssimo

Plano de Aula - Seres autotróficos e heterotróficos. - Cadeia e teia alimentar.